Fazendo a leitura do documento “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva” pude perceber o quão rico é este documento e quantas informações importantes ele pode trazer a cerca do assunto “Educação Especial”. Gostei muito de fazer tal leitura, pois me possibilitou novas aprendizagens a respeito do tema O primeiro ponto que acho muito interessante citar é o real objetivo da Política Nacional de Educação Especial, pois acredito que tal informação é necessária e importantíssima a todos os profissionais da área de educação, uma vez que a educação especial é uma educação complementar à educação regular. Assim como traz o documento:
“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino, (...), formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão (...) e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.” (Política Nacional de Educação Especial, 2008). Buscando a inclusão e sabendo que esta é uma ação em prol do direito de todos os alunos estarem juntos, sem nenhuma forma de descriminação, o atendimento educacional especializado vem para se articular com a proposta pedagógica do ensino regular, por isso ela deve ser oferecida no contra turno do ensino comum. Achei muito interessante tal informação e acredito que esta seja muito rica para ser levada até várias escolas que desconhecem a Política Nacional de Educação Especial e acabem oferecendo o atendimento educacional especializado no mesmo período da educação regular, fazendo com que os alunos participem de um ou outro. Para finalizar, é importante citar a formação dos professores na atuação da Educação Especial. O professor que atuar na educação especial deve possuir uma formação inicial e continuada na área e também conhecimentos específicos para o exercício da docência na educação especial.
Achei muito interessante e importante para minha formação Ler o Plano Nacional de Educação Especial, pois além de trazer marcos históricos relacionados à Educação Especial e ser um documento bem elaborado e estruturado, traz a educação especial como modalidade de ensino que transcorre os níveis da educação básica, que perpassará todos os níveis de educação.
ResponderExcluirConforme o documento, o acesso a escola esteve associado a pequenos grupos, e com o passar das décadas os sistemas de ensino universalizaram o acesso a educação, contudo, muitos grupos continuaram sendo excluídos, tais grupos, são aqueles que de alguma forma não se enquadram aos padrões normatizados da escola.
Todavia, creio que não é o sujeito que tem que se adequar a escola, mas sim a escola prover meios de proporcionar a tais alunos, que não se enquadram nos padrões, uma aprendizagem de qualidade significativa e que possibilite a eles permanecer nos ambientes escolares.
Assim sendo, estou de acordo com o documento quando fala que “a inclusão escolar tem início na educação infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global” (Brasil, 2008, p. 16).