O documento “POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA” traz importantes diretrizes para a educação especial nos dias de hoje.
Aborda inicialmente os marcos históricos, desde a visão inicial da educação nas
escolas, a organização e fundamentação das escolas especiais, até as
legislações atuais.
escolas, a organização e fundamentação das escolas especiais, até as
legislações atuais.
Em seguida, o documento traz dados referentes às matrículas de alunos especiais em todas as
escolas de educação básica. Tais dados possibilitam observar de forma clara a contradição
existente entre a necessidade da convivência e aprendizagem de crianças com e
sem deficiência, como o próprio documento ressalta, e a realidade observada nas
escolas atualmente. Os gráficos nos mostram o grande crescimento das matrículas de alunos especiais e de escolas que as recebem. Mas como essas escolas estão se preparando para recebê-las?
escolas de educação básica. Tais dados possibilitam observar de forma clara a contradição
existente entre a necessidade da convivência e aprendizagem de crianças com e
sem deficiência, como o próprio documento ressalta, e a realidade observada nas
escolas atualmente. Os gráficos nos mostram o grande crescimento das matrículas de alunos especiais e de escolas que as recebem. Mas como essas escolas estão se preparando para recebê-las?
Com mesma importância, o documento descreve seus objetivos e seu público alvo: quem são os alunos com necessidades educacionais especiais.
Por fim, o documento traça diretrizes positivas, a meu ver, mas que infelizmente, ainda vemos afastadas da realidade atual das escolas brasileiras.
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