O documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi muito bem estruturado, bem explicativo, sendo assim de fácil entendimento, achei muito interessante. O primeiro momento do texto que nos traz a construção da educação inclusiva no Brasil é muito interessante para compreendermos o movimento de estruturação da Educação Inclusiva. O segundo momento do documento traz á tona os avanços em números da inclusão (evolução nas matriculas no decorrer dos anos), e também nos mostra que na educação infantil muitas crianças portadoras de necessidades especiais ainda estão em classes especiais, mesmo com as pesquisas que evidenciando a importância da interação e convivência das crianças em turmas comuns.
O documento também nos mostra que muitos educadores já declaram ter cursos na área da educação especial, sendo assim acredito que já é um ganho para TODAS as crianças e principalmente para os professores que aprendem a lidar cada vez melhor com a educação inclusiva. O documento também traz o objetivo da política e os alunos atendidos pela mesma. E por fim o documento apresenta as diretrizes da política evidenciando a inclusão na educação infantil, concordo plenamente, pois acho que a convivência com/das crianças portadoras de necessidades especiais desde o inicio da escolarização é fundamental para aprendizagem da construção do respeito e compreensão do outro. Ainda nesse último tópico é discutido sobre a estrutura física (arquitetura adequada) e recursos humanos (interpretes e tradutores) para conseguir lidar de maneira harmoniosa e produtiva na educação inclusiva.
A partir da leitura do documento nos fica explicito que é possível fazermos a educação inclusiva de fato, o que é necessário é por o trabalho na prática, que como o próprio documento mostra já esta sendo feito, ainda precisa ser melhorado e incluir muito mais, mas já foram dados os primeiros passos.
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