Este fascículo se fez muito interessante, pois veio conectar todos os assuntos discutidos em aula em apenas um texto, desta maneira me ajudando a consolidar as ligações, que estava fazendo em minha cabeça, entre esses assuntos.
Acho importante trazer a idéia de que temos nossas identidades em constante transição, fazendo assim com que o classificar fique sem qualquer sentido. Trazendo a diferença como um resultado das multiplicidades e não da diversidade.
Também, gosto muito da parte em que se discute o ensino de qualidade como o que envolve todos os participantes, fazendo com que se torne uma rede educacional em torno de uma proposta comum entre as escolas, que vão se modificando conforme as peculiaridades de cada. A partir disso é que conseguimos ver a importância da união entre todos nesse processo (como por exemplo, na elaboração do projeto político pedagógico), pois caso essa união não exista começamos a perceber brechas no ensino, as quais mais cedo ou mais tarde serão prejudiciais.
E para trazer para meu cotidiano, o que mais me chamou atenção foi pelo fato de que as mudanças não vêm pelas leis, não vêm de fora para dentro da escola, mas sim de dentro para fora, pela vontade do coletivo. Isto posto, fez como que eu refletissem mais em minhas práticas no estágio e nas práticas futuras, como professora.
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