sexta-feira, 8 de abril de 2011

Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o AEE

O documento estudado aborda de forma sintética e sistematizada de como deve ser realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Segundo as diretrizes o AEE deve ser oferecido em todos os níveis de ensino, organizando e disponibilizando os recursos pedagógicos na escola. É importante lembrar que o AEE não substitui o ensino regular, mas sim complementa e/ou suplementa a formação dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento de autonomia e o conhecimento do conceito de diferença.

É relevante destacar a articulação do professor com o AEE, e também a participação de família para ajudar os alunos especiais. Como mencionado no parágrafo acima, o AEE não substitui o trabalho pedagógico do professor na sala de aula. Portanto, o professor deve procurar saber como efetivar essa articulação, tornando seu trabalho mais completo, contemplando TODOS os alunos.

E também, a família exerce a função fundamental nesse processo de inclusão, pois ela também é uma parceria entre o trabalho do professor e o AEE. É importante a família compreender os recursos pedagógicos disponíveis na escola para o aluno especial, complementando assim, a formação completa deste.

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