domingo, 3 de abril de 2011

Política Nacional de Educação Especial

Achei bastante interessante e pertinente a leitura desta Política Nacional para discussão nesta disciplina de Educação Especial e Inclusão. A meu ver, um grande ganho nesta leitura está em poder conhecer o processo histórico das legislações, decretos e políticas relacionadas à Educação Especial.

Me chama a atenção na apresentação histórica - desde as primeiras instituições destinadas às pessoas com necessidades especiais no Brasil até as leis e decretos mais recentes - o quanto tem crescido o número de discussões a ações mais recentemente: a partir do ano 2000 são muitas as leis, decretos e documentos escritos sobre o assunto. Isso nos mostra quanto o tema da Educação Especial, e em especial, da Inclusão tem sido discutido e pensando recentemente.

Também me chamam a atenção, os números apresentados nos gráficos mostrando o quando essas ações relacionadas à esducação inclusiva tem tido efeito na rede regular de ensino. É muito grande o crescimento tanto do número de matrículas de alunos com deficiência quanto das escolas que vem se adequando para recebe-los.

Só me deixa um pouco incomodada a ênfase dada à educação de pessoas surdas (na parte "Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial..."); quase como se fosse dada uma preferência a essa deficiência em detrimento das outras necessidades - apesar de todas elas aparecerem especificadas no decorrer do documento.

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