Este documento elaborado por pessoas, ao meu ver, devidamente engajadas com a educação inclusiva para o sistema educacional brasileiro, foi uma leitura realmente esclarecedora acerca do ponto de vista histórico, político, social e cultural da luta em favor das crianças com necessidades educacionais especiais.
Por possuir um foco específico, ele aborda as diferenças no âmbito da Educação Especial mesmo que na perspectiva da educação inclusiva, no entanto, percebi a relevância disso pelo contraste que esta Política Nacional para a Educação Especial apresenta em relação ao mesmo documento elaborado em 1994, sobretudo, também, porque a que se considerar que a Secretaria de Educação Especial encontra-se em processo de extinção deixando o espaço para a Secretaria de Atenção, Diversidade e Inclusão (SECADI) o que certamente definirá mudanças políticas. Além disso, de forma rigorosa a política atual (2008) congrega toda a legislação brasileira acerca dos direitos constitucionais, educacionais, das crianças e dos adolescentes e ainda dos direitos humanos. De forma otimista também apresenta o diagnóstico da educação especial no Brasil, e ainda apresenta um objetivo ideal para tal política de maneira bastante confiante. Essa leitura foi para mim muito enriquecedora!
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