segunda-feira, 18 de abril de 2011

Convenção, Diretrizes Operacionais e Lei 6.571, Cartilha

O texto sobre a Convenção dos direitos das pessoas com deficiência traz uma linguagem direta e preserva conteúdos e conceitos jurídicos, facilitando sua compreensão e difundindo seu acesso na sociedade, contribuindo assim para o respeito à diversidade humana. Quanto as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica achei que esta traz um resumo da convenção e da lei 6.571, de 18 de setembro de 2008, deixando clara a função sobre AEE, tanto para o aluno como para o professor.
Já a cartilha sobre “O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular” é mais voltado aos pais e professores, muito útil e prático para quem se depara com essa situação, visto que o primeiro impulso das pessoas que os rodeiam é oferecer-lhes ajuda "excessiva". Concordo que necessitem de ajuda, mas esta deve ser natural e espontânea, sem compaixão ou por pena. Pessoas deficientes são tão capazes quanto as que se consideram “normais”.
Tenho gostado muito dos textos lidos, pois ano passado tive a oportunidade de fazer estágio em uma escola de ensino fundamental onde tinham 38 alunos com deficiência e vários em processo de investigação. Pude ver de perto o trabalho que as professoras de educação especial desenvolvem com esses alunos na sala de recursos multifuncionais e também em sala de aula. O que me incomodava era o tempo gasto com eles, apenas uma hora, no máximo duas e uma vez por semana, nos demais dias era por conta da professora que acabava se desdobrando em sala de aula para oferecer aos alunos deficientes um ensino de acordo com suas necessidades, e os demais alunos era necessário preparar outra atividade, o que quase sempre resultava em desordem na classe, já que não era possível atender todos e tudo ao mesmo tempo.
Sendo assim, não foi possível desmembrar os textos citados acima visto que um complementa o outro, sendo todos de grande importância e ganho para a sociedade e para os deficientes.

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