sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto para a Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: fundamentos para uma escola comum inclusiva

Este documento traz relevantes contribuições, pronunciadas de forma precisa e consistente acerca de como a Educação Especial se integra a um Projeto de Escola Comum Inclusiva. Ao meu ver, ele tem ainda a função de esclarecer minuciosamente qual a concepção, organização e objetivos do AEE, algo fundamental para a consulta das unidades escolares, dos pais e também da ação política (Governo Federal, Estadual e Municipal). Dessa forma, ele é também propositivo, pois convida as escolas a procederem de forma favorável as mudanças necessárias, desde que elas compreendam a relevância social, educacional e cultural de construir uma escola das diferenças e isto esteja incorporado em seus respectivos PPPs.
O que me deixou bastante instigada nesta leitura foi também a apropriação das idéias educacionais elaboradas por Zabala (1995) e Hernandez (1998) acerca de uma organização curricular globalizadora e o conceito de conhecimento global e relacional, gostaria de conhecer mais tais idéias e se possível discutí-las na sala com todos.

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