domingo, 17 de abril de 2011

Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica

O documento me ajudou a entender mais sobre o Atendimento Educacional Especializado. O AEE é parte integrante do processo educacional. O documento descreve o público alvo, as atribuições dos professores especializados, que deve considerar as especificidades de cada aluno, entre diversos outros assuntos fundamentais para a inclusão escolar. Acho importante ressaltar que o atendimento especializado deve ser realizado no período inverso da escolarização e tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno. Para que haja de fato a inclusão, deve haver a articulação entre o trabalho dos professores do ensino regular, dos professores que atuam na sala de recursos funcionais e das famílias dos alunos.

Sei que toda escola pública deve oferecer o Atendimento Educacional Especializado, mas nem todas oferecem. Felizmente, tive a oportunidade de ter contato com uma escola na qual havia a sala de recursos multifuncionais e professores especializados. Lendo o documento, percebi que muito pode ser melhorado na escola, pois quase não havia contato entre a professora da sala em que fiz estágio e as professoras do Atendimento Educacional Especializado; pouco consta no PPP a respeito da oferta do AEE; entre outras observações que pude fazer após ler o documento.

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