segunda-feira, 4 de abril de 2011

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Gostei bastante desse documento, pois o achei bem interessante em diferentes aspectos. Uma das coisas que achei bem interessante é o histórico que ele traz sobre a educação especial no Brasil. Também gostei bastantes dos dados que ele traz, onde fica nítido que o desenvolvimento de políticas de educação inclusiva está possibilitando um aumento do número de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns do ensino regular e nas escolas públicas. Porém, ainda me questiono sobre a qualidade desse ensino que está sendo oferecido aos alunos especiais e sobre como eles estão se sentindo dentro dessas escolas.

Fiquei muito feliz ao ver que, segundo os dados do Censo, as matrículas de alunos especiais no Ensino Superior passaram de 5078 para 11999 entre 2003 e 2005. Porém me questiono sobre a saída desses alunos do ensino superior. Desses que entraram, quantos será que saíram formados?

Fiquei mais aliviada ao saber que em 2006 a grande maioria dos professores de educação especial possui ensino superior e, principalmente, que, dessa maioria, 77,8% possui especialização nessa área.

Também gostei da forma em que o objetivo da política foi apresentado: clara e objetiva. Os objetivos em si também me pareceram pertinentes.

Para ser bem sincera, esse documento me agradou bem mais do que a CONAE, (no que se refere à Educação Especial, obviamente). Achei esse documento muito mais bem escrito e com muitas informações importantes, que faltaram na CONAE.

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