O documento da Política Nacional de educação especial traz toda história da educação especial no Brasil e se faz muito importante a nível de conhecimento e instrumentalização entre os educadores e para a sociedade como um todo.
O documento também discute a questão da inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares, o acesso, permanência, direito a aprendizagem, o atendimento especializado desses alunos, a formação especializada dos professores para tanto, a arquitetura dos prédios a fim de garantir a acessibilidade, entre outros.
O atendimento educacional especializado tido como algo complementar ao ensino da escola regular (currículo obrigatório) é muito coerente uma vez que se propõe a obrigatoriedade de freqüência na escola regular, não tratando as pessoas com necessidades especiais de maneira separada e excludente da sociedade. Assim, não se classifica estes indivíduos por um ou outro aspecto seu, como também tem-se uma perspectiva de inclusão destes sujeitos na sociedade, garantindo o direito destes de participação real na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário