domingo, 3 de abril de 2011

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – comentário

A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva é um documento muito rico e fundamental para pensarmos as questões referentes à nossa disciplina. A proposta inclusiva, trazida em tal Política, tem uma visão ampla e abrangente de escola, que atende às peculiaridades de cada aluno. Tal postura implica na quebra de paradigmas e conceitos presentes em uma educação tradicional.

Para verdadeiramente pensarmos e almejarmos uma escola inclusiva há que se reconhecer as diferenças, a multiplicidade de saberes e contextos sociais. Uma das considerações feitas pelo documento, pensando em tal educação, é a transformação estrutural e cultural da escola, para que seja possível receber todos os alunos e atender suas especificidades. O principal objetivo é fazer com que nenhuma criança seja segregada por apresentar alguma diferença ou necessidade, para isso é essencial o respeito à diversidade humana e o reconhecimento da importância do desenvolvimento conjunto entre as diferentes crianças, ou seja, reconhecer que na educação inclusiva todos são beneficiados.

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