O documento aponta diretrizes ao Atendimento Educacional Especializado, informando que esse deve ser proporcionado a todos s níveis de ensino. Sendo assim, ele entra como parte integrante e não substitutiva do ensino regular. Além disso, há explicitação do AEE, bem como de suas funções, diretrizes e público alvo, objetivando sempre o desenvolvimento, a autonomia e o conhecimento do conceito de diferença.
Professor do ensino comum, professor do AEE e a família devem trabalhar de forma articulada, pois é fundamental a presença destes no processo de inclusão. Além disso, a institucionalização do AEE chamou minha atenção, pois apesar de breve, me despertou para apontamentos que até então não tinha entrado em contato ou desconhecia. Como no caso da presença do mesmo no Projeto Pedagógico da escola de ensino regular, o qual deve prever sua organização.
Concordo com Gi. Quando li o documento, a questão que mais me chamou atenção foi a parceria que deve ser desenvolvida entre professores (da rede comum e o especializado). É fato que muitos docentes não assumem a responsabilidade e o compromisso de trabalhar adequadamente com um aluno que possui necessidades especiais; muitos deles alegam não ser preparados. O ganho que as Diretrizes Operacionais da Educação Especial proporcionam é justamente o trabalho conjunto entre professores, gestores e família.
ResponderExcluirA importância do professor especializado é tamanha, que ele é uma das peças fundamentais para que seja garantido a todo aluno recursos para que possa se desenvolver sem empecilhos sejam eles estruturais ou ideológicos. Em outras palavras, para pensarmos em uma escola que valorize as diferenças e a multiplicidade, é essencial a participação ativa e autônoma do professor do Atendimento Educacional Especializado.