Considerações sobre a Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
O documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da Política Nacional de Educação Especial, entregue ao Ministro da Educação em janeiro de 2008, apresenta um excelente levantamento histórico da legislação que regeu a educação especial desde o período imperial no Brasil, e esclarece pontualmente as imbricações apresentadas pela Política Nacional de Educação Especial, publicada em 1994, afirmando:
Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mantendo a responsabilidade da educação desses alunos exclusivamente no âmbito da educação especial.
Pretende-se, portanto, uma necessária reinterpretação da educação especial, compreendida no contexto da diferenciação adotada para promover a eliminação das barreiras que impedem o acesso à escolarização.
Uma Educação que pretende eliminar barreiras que possam impossibilitar o acesso, a permanência e o sucesso do processo de aprendizagem de quaisquer indivíduos nos sistemas de ensino, sobretudo o público.
Saliento a definição conceitual, bastante esclarecedora, conforme segue:
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