Atualmente a noção de inclusão vem sendo discutidas pelas esferas diferentes da sociedade: ação política, cultural, social e educacional. Paralelo a isso, assiste-se um crescimento da luta pelos direitos humanos, tais como: igualdade e direito à diversidade.
No Brasil, as medidas de inclusão (social e pedagógica) foram gradualmente concretizadas pelas instituições especializadas, e também pelas determinações de dois documentos fundamentais: a Constituição Federal de 1988 e as Leis Diretrizes e Bases de 1996.
Porém, não basta as leis e as ações políticas. É de especial atenção à formação dos professores em relação aos objetivos da inclusão educacional, ou seja, “assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino (...)” (pag. 11).
Gostei muito de seu texto Peggy, ele demonstra a importância de se preocupar com a autonomia das crianças no que diz respeito a compreensão delas acerca das diferenças e da diversidade, algo que até já conversamos anteriormente.
ResponderExcluirSim, Pati! Eu até lembrei de você quando estava escrevendo este texto. Eu penso muito nas crianças nesse contexto de inclusão, afinal elas são protagonistas nesse processo todo! Obriagda Pati!
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