domingo, 10 de abril de 2011

Conae - Eixo III e IV


Wassily Kandinsky.
Como vimos, políticas públicas são meios de viabilizar leis.

Ao meu ver, o documento está impecável. Bastante lúcido, necessário  e coerente. Me pergunto, porém, sem querer parecer imbuída de um pessimismo exagerado, como tirar isso do papel? Porque parece que falamos muitas linguas em nosso país... Como podemos dizer que "reconhecemos as práticas culturais e sociais dos estudantes e comunidades, entendendo-as como dimensões formadoras" ( item k) se recebemos apostilas prontas  e IGUAIS que fecham os olhos para a diversidade cultural dos estudantes , professores, regiões e cidades que atingem? Sabemos que a permanência e o sucesso escolar tem ligação direta com a identificação entre educando e escola mas não queremos uma escola auto gerida, que dê conta de suas próprias contas, desafios e possibilidades. Temos medo  da auto gestão, da perda do controle, da fragmentação do estado?Mesmo que essa seja a unica maneira de termos uma escola viva, coerente, pertencente à sua comunidade?

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua postagem Lilian. Me surgem questionamentos assim também...me pergunto mesmo se não sabemos o que é melhor pra gente e para o nosso coletivo, a ponto de recebermos todas as ordens de cima. Não sabemos que horas é melhor entrar na escola? Nem qual período é melhor para estudarmos?
    Me pergunto o porquê de tanto medo de perder o controle como você aponta..

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