Em prol da inclusão temos de promover no ambiente escolar um espaço pleno de respeito às diferenças evitando sua hierarquização e consequente segregação dos envolvidos.
Nas escolas especiais, por exemplo, isso não é integralmente possível, pois elas reproduzem um "não-direito" à convivência com a diversidade.
Com a inclusão pais, professores e alunos, portadores de deficiência ou não, serão beneficiados participando de uma experiência singular de democracia e motivando uma maior sensibilidade e criticidade às questões de discriminação.
Segue abaixo um trecho do Documento Final da CONAE - Eixo VI: Justiça social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade que julguei adequado ao contexto:
"Uma democracia que não nega e nem se opõe à diversidade, antes, a incorpora como constituinte das relações sociais e humanas e, ainda, se posiciona na luta pela superação do trato desigual dado à diversidade ao longo da nossa história econômica, política e cultural." (p.125; 2011)
Não fora o uso equivocado da palavra diversidade...
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