Eu achei os Eixos 3 e 6 do CONAE interessantes, assim como o restante do documento. Porém, como o espaço que tenho para me colocar a respeito é pequeno, irei me deter ao Eixo 6, pois tenho alguns comentários sobre ele que gostaria de fazer.
Em primeiro lugar, penso que esse Eixo engloba temas muito diferentes entre si. Esse fato acaba fazendo com que esses temas percam um pouco as suas especificidades. Por exemplo, a inclusão. Esse é um tema naturalmente extenso e diverso e, por isso, penso que deveria existir um espaço maior destinado a ele. A educação especial é outro exemplo disso, possuindo um espaço ainda menor. Penso que isso não é o suficiente.
Dentro do pequeno espaço que lhe é dado, o Eixo traz como a educação especial deve ser tratada, o que precisa ser feito para melhor adequá-la nas escolas, etc. No entanto ele não dá detalhes, não trata das dificuldades que surgem com a inclusão e a educação especial, nem da falta de formação dos professores. Ele diz que os profissionais devem receber um melhor preparo para lhe dar com os alunos especiais, mas não explica muito bem como pode se dar essa preparação! Traz que os alunos especiais devem ter profissionais específicos – os professores de educação especial – para lhe dar com eles e salas de recursos apropriadas, mas até que ponto isso funciona? Até que ponto passar algumas poucas horas por semana com o professor de educação especial pode ajudar, por exemplo, uma criança surda, que dificilmente acompanha as aulas? O Eixo também defende a inclusão de libras no currículo da educação básica, e isso seria ótimo! Mas quanto tempo levará até que todos os alunos de todas as escolas estejam de fato aprendendo libras? E até esse momento, como ficarão os alunos surdos? Como se comunicarão com os demais? Como terão conhecimento das aulas das professoras?
Enfim, estou querendo dizer que, em minha opinião, a CONAE não deu conta de criar uma forma adequada para incluir os alunos especiais nas escolas “normais”. Assim, os alunos muitas vezes acabam sendo incluídos na escola, mas, dentro dela, são excluídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário