O texto presente no Eixo III do CONAE traz, dentre outras coisas, a importância de democratizar a gestão educacional, através da criação de arenas deliberativas em que os agentes envolvidos no processo educativo possam decidir os rumos a seguir neste processo. Neste ponto é frisada a importância de ouvir e atender as demandas dos movimentos sociais, ponto que aparece também na Eixo VI, com o acréscimo de que os movimentos sociais, “sobretudo os de caráter identitário” são os atores políticos de potencial para problematizar e inserir demandas que respeitem diferenças, sejam elas quais forem.
Sem sombra de dúvida devemos pensar em construir não apenas algumas aulas, mas um sistema de ensino capaz de incluir de forma crítica as diferenças humanas existentes e a participação das pessoas envolvidas no sistema educacional (pais, moradores, alunos, etc.), do ensino fundamental ao superior, possam interagir de modo a criar uma estrutura não preconceituosa e de qualidade. Há apenas uma divergência com relação ao CONAE no tocante a especificação de movimentos sociais de caráter identitário, uma vez que qualquer movimento social necessita estabelecer uma identidade para conseguir constituir uma unidade capaz de promover ações coletivas, sejam elas manifestações de protestos por uma causa “x” ou mesmo a luta pela implantação de uma lei.
Outra questão envolve as ações afirmativas: utilizar de critérios raciais, mesmo buscando reparar uma injustiça histórica que tenha ocorrido contra um grupo de características especificar (fenótipo, étnico-cultural, etc), não é alimentada a visão racista com isto? Será que a utilização de um critério sócio-econômico não englobaria estes grupos prejudicados socialmente, uma vez que na maior parte dos Estados brasileiros (observação realizadas nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará), as periferias e pessoas desprovidas materialmente possuem as características que as tornam beneficiadas pelas ações afirmativas?
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