Tanto o Eixo III, quanto o Eixo VI destacam um tripé essencial relacionado ao direito à Educação: Acesso, Permanência e Sucesso.
Acredito que não basta ser garantido apenas o acesso à Educação escolar. É essencial que a permanência e o sucesso também façam parte dessa garantia. E para o aluno permanecer na escola e experimentar o sucesso escolar, faz-se necessário que ele perceba que está aprendendo e que tem seus direitos respeitados.
Segundo a CONAE, o poder público deve garantir a universalidade dos direitos e, portanto, superar as desigualdades sociais. Sendo assim, considero essencial que haja maior (e melhor) investimento na formação dos profissionais da educação para que a transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos seja garantida.
Aparece também no documento da CONAE a importância das salas de recursos multifuncionais. Mas fico me questionando: do que vale salas de recursos multifuncionais se a Escola não conta com profissionais qualificados e preparados?
Falta investimento na formação dos profissionais, colaboração, informação e apoio às Escolas, aos profissionais e aos alunos para que a inclusão não gere mais exclusão.
O documento propõe formação continuada dos professores, além de outras ações. Mas é necessário que essas propostas saiam do papel e aconteçam de fato na prática escolar.
domingo, 27 de março de 2011
CONAE - EIXOS III E VI
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