quinta-feira, 31 de março de 2011
CONAE
Durante a leitura do documento da CONAE, em especial do Eixo III, o que mais me intrigou foi verificar como a educação foi entendida de forma fragmentada, tendo como objetivo, por exemplo, oferecer aos quilombolas, uma educação voltada aos quilombolas ou ainda oferecer aos homens e mulheres do campo uma educação própria, voltada a este modo de vida. Em minha opinião, uma das principais atividades da escola é justamente proporcionar opções, alternativas a tudo aquilo que está política, economica e socialmente imposto. Porém com uma educação especializada_ se é que posso chamá-la assim_ e susbstitutiva à educação "normal" como podemos garantir que isso ocorra? Como podemos garantir que os alunos saírão de lá mais tolerantes com as diferenças diferentes das diferenças deles, por exemplo? Desta forma, embora eu acredite que a CONAE é um avanço no que diz respeito à educação especial, é importante nos atentarmos para evitar que a escola seja descaracterizada e o currículo escolar meramente adaptado.
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