terça-feira, 29 de março de 2011

Reflexões da leitura do CONAE (eixo III e VI)

De acordo com as minhas interpretações da realidade e do texto, vejo que o documento traz as grandes situações problemas que encontramos no cotidiano educacional (garantia de vagas, qualidade educacional, acesso, permanência), em todos os níveis (ensino infantil, fundamental e superior), apesar de apresentar a realidade e os seus problemas, vi uma problematização muito superficial, e um discurso muito aparente, pouco profundo. As idéias de solução apresentadas no documento são muito genéricas (não explicitam detalhadamente um caminho – exemplo: cursos de formação - nem sempre serão o suficiente para lidar com as demandas de cada comunidade, acredito que em algumas unidades escolares talvez seja necessário um acompanhamento mais próximo para auxiliar na construção da compreensão das necessidades da comunidade como um todo, compreendendo as relações e o contexto). Apesar de genéricas, acredito que as idéias e propostas de solução são boas e surtiriam grande efeito se fossem bem realizadas, bem trabalhadas constantemente.

Como é trazido no próprio documento: é necessário “compreender a diversidade como construção histórica, cultural, social e política das diferenças. Ela é constituída no processo histórico-cultural, na adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder” (CONAE, 2010, p. 121-122). Diante dessa necessidade, temos que compreender que é preciso cotidianamente pensar e repensar sobre as questões da diversidade, pois está em processo de construção constante, e é válido ressaltar que o problema não esta na presença das diferenças, e sim na hierarquização feita pela sociedade sobre as diferenças.

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