sábado, 5 de março de 2011

Inclusão e Diferença

Ao procurar em um dicionário o significado de diferença, me deparei com a seguinte definição: "Qualidade ou estado de diferente; Propriedade ou característica pela qual pessoas ou coisas diferem". Relendo os textos da disciplina "Metodotogia do Ensino Fundamental" sobre educação especial e inclusão, percebo que a diferença é aquilo que nos torna, de certa forma, semelhantes: afinal, somos todos diferentes, cada pessoa tem características que são apenas dela e que a identificam, formam sua identidade. Acredito que na educação inclusiva, em uma escola para todos, os alunos não devem ser definidos ou discriminados por suas diferenças - sejam elas quais forem. Estas não podem ser a chave para separação e categorização dos alunos em grupos ('normais', 'especiais', 'com deficiência', por exemplo). Neste sentido, é papel do professor considerar as possibilidades de cada aluno, valorizando-as e criando diferentes oportunidades para o desenvolvimento de todos os alunos.

Um comentário:

  1. Pessoal, tentei acessar o fórum do Teleduc, mas não consegui: quando abro o sistema aparece que a disciplina ainda não está ativa. Por isso, deixarei minha contribuibuição por aqui.
    Lendo as contribuições aqui já postadas, que retomam o que lemos e aprendemos na disciplina EP153 lembrei-me de um conceito que ainda não vi destacado nas postagens. Trata-se do conceito Rizoma.
    Acredito que, sobre a educação rizomática, é importante destacar que cada indivíduo tem suas particularidades e, portanto, as pessoas aprendem de maneiras diferentes: os indivíduos são diferentes uns dos outros e isso deve ser considerado a todo momento. Acredito que há um imenso ganho, uma grande contribuição para o crescimento de cada indivíduo quando se convive com as diferenças.

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