domingo, 27 de março de 2011

Eixo III e Eixo VI

Diante das propostas apresentadas nos Eixos III e VI, existem os pontos que achei mais importantes e interessantes. Tendo em vista que ambos os eixos apresentam propostas e assuntos bastante pertinentes, quero posicionar aqueles que julgo serem de grande importância para uma possível discussão.

O primeiro deles é a questão da educação de qualidade como um direito social. Concordo com o Eixo III quando ele cita a exposição dos movimentos sociais em busca de uma democratização da educação e de uma ampliação do atendimento educacional às parcelas amplas da sociedade e expõe, criticando, que “O Estado (...) vem atendendo a essas reivindicações de forma muito tímida, longe da universalização esperada”. Diante de nosso contexto social é necessário que se tenha uma valorização da escola e que assim com trata o eixo VI, é necessária a valorização da formação profissional dos trabalhadores na área de educação, buscando sempre a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar.

Para finalizar, falando agora de Inclusão, ambos os Eixos apresentam pontos bastante reflexivos no que se refere ao assunto. No Eixo III, acho bastante interessante quando é proposta uma disseminação de política direcionada à transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos, que contemplem a diversidade com vista à igualdade. Já no Eixo VI, ao se referir a Educação especial acho importantíssima a colocação que diz:

“Garantir a transformação dos sistemas educacionais em inclusivos e a afirmação da escola como espaço fundamental na valorização da diversidade e garantia da cidadania.” (CONAE, 2010).

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