CONAE – Eixo III
É fato que tudo o que é apresentado neste eixo não é nenhuma novidade. Assuntos que já vem sendo debatidos por professores, alunos, gestores e por todos que em algum momento se propõem a falar sobre a educação brasileira. Diante disso, é, de certa forma, triste pensar que um documento foi produzido apontando tamanhas necessidades da educação e tal documento está publicado pelo Ministério da Educação mas, a situação pouco muda.
Destaco como ponto fundamental deste eixo o pleno entendimento de que a “democratização da educação faz-se com acesso e permanência de todos no processo educativo, dentro do qual o sucesso escolar é reflexo da qualidade” (CONAE, 2010).
CONAE – Eixo VI
Neste eixo assim como no documento de forma geral, o ponto chave está na questão da democracia e, neste caso, a questão da concepção de educação democrática. Acredito que o seguinte trecho descreva bem essa questão e por mais distante que tudo isso possa parecer sonho com um dia ver cada uma dessas palavras sendo a realidade. "Em uma sociedade democrática, ela se cumpre por meio da vivência cotidiana da democracia, do exercício da cidadania – e representa a participação de um número cada vez maior de pessoas, de forma equânime –, da garantia dos direitos sociais (dentre eles, a educação), da justa distribuição de renda ou riqueza. Uma democracia que não nega e nem se opõe à diversidade, antes, a incorpora como constituinte das relações sociais e humanas e, ainda, se posiciona na luta pela superação do trato desigual dado à diversidade ao longo da nossa história econômica, política e cultural." (CONAE, 2010).
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