sábado, 26 de março de 2011

Minha leitura do CONAE

Com a leitura dos eixos III e VI do documento do CONAE, percebo que a discussão feita vai muito de encontro com a proposta de discussão desta disciplina sobre uma escola para todos. O Eixo III, ao falar sobre a democratização do acesso, da permanência e do sucesso escolar,busca essa ideia da escola para todos. Uma escola em que todas as crianças/adolescentes tenham, além do acesso, a possibilidade de permanecer na escola, ter sucesso nesta permanência e ajudar a construí-la - proposta da gestão democrática.
Ao pensar esta escola, há necessidade de de discussão da questão da diferença - uma característica presente em toda a sociedade. A questão da diferença é claramente discutida no eixo VI. Um momento que me chama muito a atenção durante esta discussão é ao se falar em "tratar desigualmente os desiguais". Acredito que quando falamos em tratar desigualmente, o que está sendo pensado é no reconhecimento das diferenças e na tentativa de não homogeneizá-las. Nossa sociedade, sendo capitalista, tem um contexto de relações de poder; essas relações classificam e hierarquizam a diferença, tornando-a desigualdade. Nossa busca, vai na tentativa de não hierarquizar, nem discriminar; mas em reconhecer que elas existem e tratá-las conforme cada uma delas necessita. (Não sei se me faço clara...)
Acredito que um grande passo do documento acontece quando, além de discutir essas questões ele apresenta formas de faze-las acontecer (combate ao preconceito e a discriminação, garatia de educação inclusiva, formação de professores voltada para essas questões, etc). A busca de ações que tragam essas discussões para as ações é o nosso maior desafio.

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