No semestre passado cursei a disciplina Metodologia do Ensino Fundamental (EP153), na qual a principal discussão estava relacionada com a questão da diferença e da diversidade. Com o objetivo de trazer uma idéia para a discussão na sala de aula procurei nos textos da disciplina que cursei e encontrei uma citação de Tomas Tadeu Silva que exemplifica esses termos:
“[...] a diferença (vem) do múltiplo e não do diverso. Tal como ocorre na aritmética, o múltiplo é sempre um processo, uma operação, uma ação. A diversidade é estática, é um estado é estéril. A multiplicidade é ativa, é fluxo, é produtiva. A multiplicidade é uma máquina de produzir diferenças que são irredutíveis a identidade. A diversidade limita-se ao existente. A multiplicidade estende e multiplica, prolifera, dissemina. A diversidade reafirma o idêntico. A multiplicidade estimula a diferença que se recusa a se fundir com o idêntico.”
Fonte: SILVA, T, T. Identidade e Diferença: perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, Vozes, 2009.
Muito interessante a citação postada.
ResponderExcluirO mesmo autor, no texto "Por uma pedagogia da diferença", que nos foi indicado para leitura, afirma quando argumenta sobre a identidade e diferença que estes conceitos são construídos socialmente e, por isso mesmo, não são neutros. Pelo contrário revelam as relações de poder presentes na sociedade.
Será que é por isso que ouvimos com maior frequência o termo "diversidade" na escola do que "multiplicidade"?