quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fascículo 5 – Surdocegueira e /ou Deficiencia Múltipla (DM)

Nesta última segunda- feira (06/06/11) em nossa aula apresentamos os principais pontos do fascículo 5 na perspectiva da inclusão.

Agora, contribuímos para o blog com outros pontos discutidos na respectiva aula:

- Importância da confecção de materiais/ recursos que ultrapassem os obstáculos e garantam a participação e aprendizagem de todos em todas as atividades;

- Conversamos e problematizamos a tripla jornada de trabalho docente, dificultando um planejamento tanto das aulas quanto dos materiais necessários à inclusão, no caso da Educação Especial. Questão levantada pela colega Ana Mota : Como um professor que tem, ou não, alunos com algum tipo de deficiência consegue produzir materiais, trabalhando em três períodos por dia?

- Contamos com as contribuições de relatos de casos, do aluno com visão subnormal da Fernanda que atualmente cursa História na PUCC e os casos positivos relatados pela profª Mantoan, da criança que fica presa à cadeira com velcro e da criança vinda do interior de MG para Campinas, casos relatados pela colega Lindsey um onde a pessoa recebeu todo o apoio necessário ao seu aprendizado e desenvolvimento e outro caso em que a pessoa foi excluída;

- Discutimos a superproteção dos pais na tentativa de evitar a dor e o fracasso;

- Foi esclarecido que o aluno com surdocegueira também pode apresentar problemas motores, por exemplo, e que portanto, se trataria de uma pessoa com surdocegueira e DM.

- As discussões também contemplaram: a importância de ampliar as formas de relacionamento e comunicação, entre todos os envolvidos, a importância da existência de um objeto de intermediação ou identificação ( objeto de referência) para a antecipação da ação, quando na utilização de calendários é a professora de AEE e a da sala comum quem decidem qual o mais adequado para a aprendizagem do aluno, é importante conhecer a criança para avaliar sua compreensão, se esta criança está utilizando os recursos e se estes atendem suas necessidades e preferências.

- Os caso de surdocegueira e DM completas são raros e geralmente congenitos. Nos casos de surdocegueira adquiridos existem sempre resquícios de visão e/ou audição, daí a importância de se estar sempre atento a isto;

- Quanto maior o número de meios de comunicação ensinados, melhor o atendimento e a utilização dos resquícios de visão e/ou audição. A idéia não é igualar, mas utilizar ao máximo as formas de comunicação que garantam a interação e os vínculos tanto com a família, quanto com toda a comunidade escolar.

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