quarta-feira, 15 de junho de 2011

Apresentação do fascículo VI - Materias Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Alguns pontos que foram discutidos na apresentação do fascículo VI – A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – Materiais Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa:

Tecnologia Assistiva: área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiências na realização de suas tarefas.

CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa): área da Tecnologia Assistiva que se volta à ampliação de habilidades de comunicação, sendo destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever.

- Os recursos têm como objetivo eliminar e/ou amenizar as barreiras para que os alunos com deficiência consigam participar ativamente do processo de aprendizagem.

Recursos baixa tecnologia: podem ser produzidos pelas próprias professoras de AEE.

Recursos de alta tecnologia: adquiridos após a avaliação das necessidades dos alunos, e é responsabilidade do professor do AEE.

- O professor deve buscar ao máximo compreender as condições do aluno, sendo importante fazer perguntas, estabelecer comunicação para conhecê-lo melhor.

- Existem diversos recursos para possibilitar acesso à escrita, leitura, facilitar comunicação, gravadores de voz, pranchas de comunicação, todas com intuito de fazer com que o aluno consiga participar das atividades e se comunicar.

- Aos professores comuns é necessário cuidar dos conteúdos acadêmicos, enquanto que a responsabilidade do professor do AEE é disponibilizar, estudar recursos e auxiliar que o aluno com deficiência consiga participar das atividades.

- Apesar de funções distintas, é preciso que o trabalho seja conjunto, e que ambos estabeleçam e saibam os objetivos a serem alcançados. O mesmo serve para o momento de avaliação: a professora comum avaliará se os objetivos foram alcançados e a professora do AEE avaliará se os recursos são suficientes para romper com as barreiras impostas pela deficiência.

- Os recursos devem ser levados para o lar da criança e os pais devem aprender junto com os filhos a utilizar tais recursos, para a construção da autonomia.

- Necessidade da atualização constante: existem diversos documentos que trazem detalhadamente recursos e meios de utilizá-los para garantir um trabalho de qualidade.

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