domingo, 26 de junho de 2011

Discussão Fascículo IX: Transtornos Globais do Desenvolvimento

Na última segunda-feira, 20/06, nosso grupo apresentou o Fascículo IX do MEC: Transtornos Globais do Desenvolvimento. Apresentamos que estes compreendem os muitos transtornos que têm as funções do desenvolvimento afetadas, dentre eles o autismo e o transtorno de Asperger. Durante nossa apresentação entramos em contato com falas de colegas que já tiveram algum contato com autistas, em sua maioria no âmbito familiar, e com isso percebemos como são escassos os casos de autistas na escola. Na conversa com a turma percebemos como são muito variados os casos de transtornos globais do desenvolvimento, e por isso há grande dificuldade de identificá-los. Também percebemos que alguns casos são mais fáceis de serem "adaptados" ao meio escolar, pois para os autistas, por exemplo, a rotina é algo muito importante: coisa que a escola fácilmente proporciona. Já em casos mais graves como por exemplo, a síndrome de Rett, a convicência escolar se torna mais difícil, devido as crises convulsivas. Outro ponto que entrou em discussão foi a questão se os transtornos globais são curáveis, e o que foi concluído a partir da leitura do fascículo e do diálogo com a professora foi que os transtornos podem ser reversíveis em alguns aspectos - por exemplo, um autista pode, com o tempo, se tornar mais sociável - porém, como os transtornos ocorrem devido uma dificiência na função executiva, não há como serem curados. Para ilustrar a discussão finalizamos com a exibição do vídeo A história de Carly, Autismo Severo, que mostra uma adolescente canadense com autismo severo que na sua adolescência consegue encontrar uma forma se expressar.

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